ABPA fomenta consumo interno e exportações com ações de divulgação durante a Copa do Mundo da FIFA 2014™ |
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) encerra o período de realização da Copa do Mundo da FIFA 2014™ com um saldo positivo de ações voltadas ao mercado interno e externo.
Enquanto milhões de torcedores nos estádios brasileiros e nos países de origem das seleções vibraram com os jogos, a ABPA realizou uma série de ações junto ao público estrangeiro, para promover as exportações dos setores de aves e suínos do Brasil.
Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ABPA fez degustação das carnes de frango e suína, em estabelecimentos especializados, para a imprensa internacional.
Ao mesmo tempo, materiais foram distribuídos para quase 300 jornalistas provenientes de mercados-alvo das exportações da suinocultura e avicultura do Brasil, hospedados em cidades que receberam seleções, no interior de São Paulo.
A ABPA também participou do Projeto Copa do Mundo, organizado pela Apex-Brasil. A entidade distribuiu livros de receita, divulgando as marcas Brazilian Chicken, Brazilian Pork e Brazilian Egg e informações setoriais aos mais de 2 mil empresários estrangeiros convidados que vieram ao país em busca de oportunidades de negócios nos meses de junho e julho.
Dentro destas ações, empresas associadas à ABPA trouxeram mais de 20 importadores de produtos avícolas e suinícolas de sete países – Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Gana, Uruguai, Argentina e Bélgica – para encontros com representantes das empresas JBS, Aurora, Frangos Granjeiros, Minerva Fine Foods e Globoaves.
As ações, focadas no estreitamento de relações e no incremento das vendas, deverão gerar US$ 5 milhões em exportações, segundo expectativas das companhias.
No mercado interno, a ABPA trabalhou a imagem dos produtos à base de aves, ovos e suínos junto a públicos específicos Em pontos estratégicos, como a Vila Madalena, bairro da cidade de São Paulo que reuniu multidões - sobretudo de torcedores estrangeiros - a ABPA distribuiu camisetas nas cores verde e amarelo com as frases “Frango? Só na mesa! Vai Brasil!”, “Ovo, energia que dá jogo” e “Carne suína brasileira: experimente este sabor”. Brasileiros e estrangeiros das mais diversas nacionalidades desfilaram as cores da camiseta da ABPA, divulgando também o consumo dos produtos. O mesmo aconteceu com garçons e garçonetes de restaurantes parceiros da associação. Também foram distribuídas sacolas ecológicas com a bandeira do Brasil.
“Nosso objetivo foi destacar os diferenciais nutritivos de aves, ovos e suínos, estimulando o consumo consciente destes produtos reconhecidamente saudáveis”, diz Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.
A entidade também disseminou informações por meio da página no Facebook “Amo Frango”, além de lançar duas novas Fan Pages: a Suino Gastrô (www.facebook.com/suinogastro) e a Ovo Todo Dia (www.facebook.com/ovotododia). Com uma linguagem criativa e irreverente, as novas páginas utilizam a fórmula da bem-sucedida Amo Frango para divulgar as qualidades e estimular o consumo da carne suína e de ovos.
Sucesso na Web, a nova temporada da web serie “Se Vira no Frango” (youtube.com/amofrango) também incorporou o espírito do evento esportivo e trouxe receitas especiais de acompanhamentos para quem curte petiscar durante os jogos. Iniciativa da ABPA, a “Se Vira no Frango da Copa” destaca o sabor e a qualidade da carne de frango, em pratos rápidos e práticos – excelentes como acompanhamento nas partidas. Sob a batuta do Chef Sérgio Souza Júnior, os novos programas destacam o sabor e a qualidade da carne de frango. Os episódios temáticos trouxeram quitutes típicos de países que participaram da Copa do Mundo da FIFA 2014™.
Além de todas as ações de promoção, nas prévias da Copa do Mundo da FIFA 2014™, a ABPA realizou uma grande campanha de conscientização do setor relacionada aos cuidados sanitários com a produção. Além de encontros estaduais, a associação promoveu workshops com o objetivo de disseminar a necessidade da prevenção contra a Influenza Aviária e Diarreia Suína Epidêmica (PED), diante da vinda de centenas de milhares de estrangeiros ao território brasileiro.
“Toda a equipe da ABPA se empenhou para aproveitar ao máximo este período de jogos, para estimular o consumo e as exportações do setor de proteínas. Foi um momento importante, no qual buscamos tirar o máximo proveito para beneficiar a avicultura e a suinocultura do nosso país”, destaca Turra.
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